Tube Chromecast Audio Este projeto teve como ideia principal trazer mais naturalidade para o Chromecast, através de uma saída valvulada desenhada especificamente para esta finalidade.
Circuito seguidor de Anodo (classe A)
Válvula de baixa amplificação e baixa impedância de saída, oferecendo a formação de um palco incrível com profundidade, clareza e detalhamento, timbre único e grande dinâmica. Válvulas compatíveis: 6n5p, 6080, 6as7g, 6n13s
Case feito com as laterais em cedro e o topo em acrílico preto de 5mm de espessura, com o tamanho ideal para o correta disposição dos componentes em seu interior, bem como a melhor disposição de tomadas, plugues e chaves externas.
Fontes de energia usando transformadores com primário de 127v, sendo transformadores separados para Seção analógica e Seção Digital com pelo menos 200% a especificação necessária.
O banco de capacitores tem 10 vezes o tamanho necessário de forma a minimizar qualquer influência da rede de alimentação em uma operação buscando a máxima pureza.
PSU-1212 Uma fonte regulada para ligação dos equipamentos DSP e DAC Magic Plus. Construção superdimensionada, com proteção contra surtos de corrente e tensão, com um design e circuito minimalista, robusto e seguro.
Tipo de Equipamento:
Fonte Regulada com 2 saídas fixas e independentes. Regulagem com transistores de potência NPN Circuito com poucas peças e ligação ponto a ponto. Duas saídas independentes: 12v x 3a (capacidade de pico 4a) Alimentação: 220v (selecionável 110v internamente) Dimensões: 340mm x 80mm x 240mm (LxAxP) Peso: 6kg
Construção:
Fonte: 25.600uf x 2, capacitores Elna, ligação ponto a ponto + Transformador Toroidal 200va. Tomada IEC para cabos destacáveis (com fusível de proteção).
Saídas via conectores Mike fêmea (saídas com fusível de proteção) + cabos de conexão formados por conectores Mike macho e plug P4. Case em Aço carbono (Pintura eletrostática), frente em acrílico preto + pés de borracha.
Essas caixas acústicas foram montadas de maneira experimental, apenas para teste de um amplificador. Foi usado um fullrange (fostex 126en) e um tweeter Ribbon (Beston RT002A).
Na sua construção foi usada madeira de reflorestamento. Partes de duas caixas Open Baffles que foram desmontadas e que podem ser vistas em Open baffles 3 way
Os critérios adotados no design e construção para esse projeto foram maximizar o potencial e extensão de frequências médio graves e graves, usando pequenos falantes de 2,5 polegadas. Outro ponto importante é que o gabinete fosse pequeno e que precisasse de pouca potência para trabalhar de forma plena.
Especificações:
Sistema: back loadded horn
Potência mínima recomenda: 10w
Impedância: 8 Ohms
Resposta de frequência: 78hz 20khz -3db
Sensibilidade 87dB (1w/1m)
Número de vias: 2.5 vias
Crossover: 6dB/oitava 1,5khz – 8khz
Fullrange: 2 falantes de 2.5”
Tweeter: 1 domo de seda 3/4"
Dimensões: 180 x 420 x 195 mm (LxAxP)
Peso: 4 Kg (unitario)
O design final foi atingido após diversos testes que tiveram inicio com um protótipo feito usando materiais diversos em sua composição, como mdf e compensado. Neste protótipo foram testados diversos tipos e cortes de crossover, bem como a ligação em uma, duas e 2.5 vias.
Posteriormente foi adicionado ao projeto um tweeter domo de seda em cada caixa, para dar maior brilho e clareza nas altas frequências.
Para o projeto final os gabinetes foram refeitos usando compensado de 15mm e terminados com uma ultima camada de compensado de 4mm, que foi colada sobre os gabinetes já prontos.
Os divisores de frequência que tem cortes de 6db , são formados por um indutor com núcleo de ar e um capacitor de MKP.
PSU-665 Esta é uma fonte regulada para ligação dos equipamentos Dynaudio Connect, USB REGEN e microRendu. Construção superdimensionada, com proteção contra surtos de corrente e tensão, com um design e circuito minimalista, robusto e seguro.
Tipo de Equipamento:
Fonte Regulada com 3 saídas fixas e independentes (6v x 3a, 6v x 3a e 5v x 3a, capacidade de pico 4a) Regulagem com transistores de potência NPN circuito com poucas peças e ligação ponto a ponto. Alimentação: 220v (selecionável 110v internamente) Dimensões: 340mm x 80mm x 240mm (LxAxP) Peso: 6kg
Construção:
Fonte: 23.500uf x 3, capacitores Elna, ligação ponto a ponto + Transformador Toroidal 100va. Tomada IEC para cabos destacáveis (com fusível de proteção).
Saídas via conectores Mike fêmea (saídas com fusível de proteção) + cabos de conexão formados por conectores Mike macho e plug P4. Case em Aço carbono (Pintura eletrostática), frente em acrílico preto + pés de borracha.
Amplificador PA-212, uma breve descrição Fonte: 60.000uf (Epcos, ligação ponto a ponto) + Transformador Toroidal 7a. RCAs CMC, Bindig Posts Isolados e banhados a ouro. Tomada IEC para cabos destacáveis. (com fusível de proteção). Filtro AC composto por Varistor, capacitor, indutor, capacitor. Placa do amplificador: Capacitores Roe, Philips Vishay e resistores de filme. Case em Aço carbono (Pintura eletrostática).
Capacidade de Amplificação, caixas de 2 ohms a 16 ohms (recomendado caixas entre 4 ohms e 8ohms)
Tipo de Equipamento: Amplificador Classe AB (TDA7379) Potência: 16w 8ohms - 32w 4ohms Impedância de saída (nominal): 4 a 8ohms Resposta de Frequência 20Hz - 20kHz Alimentação: 127v Dimensões: 340mm x 80mm x 240mm (LxAxP) Peso: 6kg
Audio PC MSA-1 (Media Server), uma breve descrição.
O critério adotado no desgin e construção deste projeto foram, funcionamento silencioso, fonte de alimentação super dimensionada com circuito minimalista, robusto e seguro com proteção contra surtos de corrente e tensão.
Fonte de alimentação (PSU) 10.000uf x 2 capacitores ROE com ligação ponto a ponto, resistores de cerâmica, capacitores MKP em bypass e Transformador Toroidal 220va.
Tomada IEC para cabos destacáveis (com fusível de proteção) + chave liga desliga no painel traseiro para a PSU. Case em Aço carbono (Pintura eletrostática), frente em acrílico preto, botão liga e desliga para o PC, Spikes.
IHA-212 Amplificador Híbrido Integrado, uma breve descrição:
Amplificador híbrido, com etapa pré amplificadora usando circuito SRPP, válvulas 12au7 e fonte usando a válvula 6c5s. Etapa de amplificação usando circuito integrado TDA7379, com modificações em relação ao design original sugerido na folha de dados.
Fonte com 30.000uf (capacitores ROE), para a seção amplificadora, capacitores de MKP em by pass e resistor de sangramento. Fonte regulada para os aquecedores das válvulas com transformadores independentes para a seção amplificadora e pré amplificadora.
Tomada de alimentação AC usando plugue IEC para cabos destacáveis (com fusível de proteção). Case em madeira, acrílico e dissipadores em alumínio com pés de borracha.
Entradas de áudio via conectores RCA CMC, selecionáveis através de chave de alavanca e saída via bornes de metal banhados a ouro.
Especificações: Caixas acústicas Open Baffle Drivers: JBL/Selenium Sensibilidade: ~100db Crossover: 2,5 vias Potência mínima: 5w Potência musical: 100w Resposta de freqüência: 50hz a 20khz Este projeto é o resultado de muitas e muitas horas de trabalho (foram quase 12 meses), e é com certeza uma das melhores caixas acústicas que projetei. Um pouco da teoria envolvida Open Baffle Theory
Projeto Black Orpheus Open Baffles 2.5 way
Como eu já havia projetado e executado Defletores Abertos usando componentes importados e por este motivo, projetos que custaram um bom dinheiro, para este projeto resolvi procurar drivers no mercado nacional, mesmo que para isso fosse necessário alguma modificação nos drivers selecionados.
Após uma longa pesquisa e simulações eu cheguei ao driver de compressão d220ti (+corneta ludovico lc07) e o woofer 12cv5, ambos JBL/Selenium (o woofer necessitou de modificações), porém acredito que se consiga um bom resultado em sua versão original.
Os gabinetes foram feitos com mdf de 18mm e suas bases com duas peças de mdf de 18mm. As asas laterias tem 150mm de profundidade.
O crossover 2.5 vias foi montado em caixa de madeira, com tampa acrílica para proteção dos componentes, já que estas caixas acústicas são abertas.
O acabamento nas laterais usa lamina de madeira. No restante do gabinete foram usadas 10 demãos de tinta para dar além de resistência um aspecto único.
Abaixo pode ser visto um vídeo com desempenho destas Open Baffles, que tem sensibilidade de 100db e são fáceis de amplificar, além de terem um som aberto, natural, dinâmico, profundo e totalmente sem fadiga. Simplesmente único !
Open Baffles (defletores abertos) Uma breve descrição !
A ideia por trás de uma Open Baffle (Defletor Aberto) é construir uma caixa livre das restrições acústicas e de design de uma caixa típica, pois as Opens Baffles (Defletores Abertos) interagem diretamente com o ambiente e com a sonoridade do mesmo.
O defletor aberto é uma placa (baffle) na qual o alto-falante é montado e que teoricamente mantém as ondas sonoras frontais e traseiras separadas para evitar o cancelamento, particularmente das frequências mais baixas. Quando um alto-falante qualquer é montado em um baffle (placa) de dimensão maior que o falante, aumenta-se a distância que as ondas sonoras dianteiras e traseiras devem percorrer antes de se encontrarem (cancelarem). Se o defletor (baffle) for pequeno, as distâncias percorridas antes do cancelamento também serão pequenas, e portanto, somente as frequências mais altas não serão canceladas.
Conclusão: Se os defletores (baffles) forem maiores, as frequências mais baixas não serão canceladas e a resposta dos graves será melhor.
Wood Headphone Gimbals (Suporte de madeira para copos de fones de ouvidos) Com as sobras de madeira que haviam sido usadas em dois cases para crossover, eu resolvi fazer estes Gimbals, suportes para os copos (cups) de um fone de ouvido.
O fone de ouvido em questão, é um equipamento montado que usa componentes de alta qualidade e que pode ser visto clicando neste link
Recentemente estava montando um amplificador para caixas de baixa potência usando mosfets, e resolvi voltar a trabalhar neste projeto para amplificar fones de baixa e média impedância, e amplificar pequenas caixas (ou caixas de alta sensibilidade).
Este é um projeto de amplficador classe A de estágio único usando Mosfet, é baseado nos amplificadores Zen (Nelson Pass). Um projeto com circuito bem próximo do aqui apresentado pode ser visto em zen headphone amplifier.
Muitos destes projetos podem ser vistos nas comunidades DIY e as placas podem ser compradas em vários sites. Mas vale lembrar que por se tratar de um projeto minimalista, a qualidade dos componentes tem grande influência na qualidade sonóra final.
Construção:
Dual Mono, Fonte 28200uf x 2 (capacitores Elna) + Transformador Toroidal 54va por canal.
Potenciometro Alps Blue Velvet, RCAs CMC, Conector 6.35mm Neutrik, Case em alumínio, acrilico e madeira.